IFPA Campus Abaetetuba promove campanha de doação de sangue em parceria com o HEMOPA

• Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 19h14
  • Última atualização em Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 19h16

A demanda transfusional tem sido crescente em todo o Brasil, existindo a necessidade de promover ações estratégias com o objetivo de aumentar o número de candidatos à doação de sangue, principalmente em períodos considerados críticos, como o carnaval. Nesse sentido, o IFPA Campus Abaetetuba aderiu à campanha de carnaval do Núcleo de Hemoterapia de Abaetetuba, intitulada “Folia que salva vidas”.

A campanha foi realizada no IFPA Campus Abaetetuba no período de 15 a 20/02/19, com o intuito de promover a divulgação sobre a importância da doação de sangue e captar candidatos à doação. A campanha é uma iniciativa do Setor de Saúde e Qualidade de Vida (SSQV) e seguiu a seguinte programação:

- Período de 15 a 18/02/19: abordagem individual e coletiva de colaboradores e alunos, com vistas à sensibilização quanto à importância da doação de sangue e captação de possíveis doadores;

- Período de 19 a 20/02/19: deslocamento dos doadores ao Núcleo de Hemoterapia de Abaetetuba.

Ao término da campanha 13 (treze) pessoas realizaram a doação de sangue, além disso, diversos alunos e colaboradores foram orientados e atuam como multiplicadores dessa importante temática. Na oportunidade, também foi realizada a orientação quanto ao cadastro de doadores de medula óssea.

Para ser um candidato à doação de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. O Núcleo de Hemoterapia de Abaetetuba está localizado na Trav. Santos Dumont, 1146, bairro: São Lourenço, ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento de Abaetetuba (UPA).

Fonte: Fundação de Hemoterapia do Pará (2019) e Setor de Saúde e Qualidade de Vida (SSQV) IFPA - Abaetetuba.