Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA Campus Abaetetuba promove campanha de orientação sobre as “Infecções Sexualmente Transmissíveis”

  • Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 14h48
  • Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2019, 14h49
  • Acessos: 428

Nos dias 21 e 28/02/19 foi realizada no IFPA Campus Abaetetuba campanha de orientação sobre as “Infecções Sexualmente Transmissíveis” (IST). A temática escolhida está alinhada à necessidade de intensificação de orientações e distribuição de material de prevenção relacionados a estas doenças, principalmente considerando a proximidade do carnaval, momento em que tradicionalmente existe um aumento da vulnerabilidade para a transmissão destas doenças.

Para os colaboradores a atividade foi realizada no dia 21/02/19, por meio de rodas de conversa realizadas nos turnos da manhã e tarde, na qual os colaboradores puderam contribuir com a discussão e tirar dúvidas com a equipe de saúde e segurança do Campus, de uma forma mais dinâmica e descontraída. No total, participaram da atividade 47 colaboradores.

A atividade faz parte do projeto “Encontros do conhecimento” que consiste em uma iniciativa da “Comissão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor do IFPA Campus Abaetetuba”, e objetiva gerar um ambiente de conscientização e cuidado com a saúde, prevenindo agravos futuros e reduzindo as condições de morbidade do presente.

Para o público discente a atividade foi realizada no dia 28/02/19, durante o evento de carnaval do Campus (IFOLIA), e para tanto a programação ocorreu em um local nomeado “Sala da descoberta”, onde os discentes eram convidados a discutir de forma dinâmica sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor masculino e feminino, transmissão de doenças e prevenção, gravidez na adolescência e participaram de uma dinâmica de autoconhecimento. Participaram da atividade 75 discentes.

Em ambos momentos foram distribuídos materiais educativos e preservativos masculinos e femininos. A atividade contou com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento de Abaetetuba (CTA), que disponibilizou o material utilizado na campanha, e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém-PA, que disponibilizou um colaborador para apoiar a ação fantasiado de preservativo, o que chamou a atenção e contribuiu para a efetividade da orientação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima a ocorrência de mais de um milhão de casos de IST por dia no planeta. Tais infecções, HIV/AIDS e as hepatites virais B e C podem ser prevenidas facilmente com o uso de preservativos masculinos ou femininos em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais), contudo, pesquisas demonstram que pouco mais da metade dos jovens entre 15 e 24 anos usa preservativo na relação sexual com parceiros eventuais, aumentando o risco de adquirir uma dessas infecções.

Fontes: 

- Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), 2019.

- Ministério da Saúde, 2019.

- Setor de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor do IFPA - Campus Abaetetuba

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->